Sórtia

Sobre o Projeto

Em Sórtia, o jogador assume o papel de um personagem que tem como objetivo desvendar a solução de desafios, enquanto descobre um pouco mais da história deste universo fantasioso em que ele acaba de acordar. A condição de vitória do jogo está no seu avanço até alcançar o último nível.

Desenvolvimento:

Desenvolvido pelos estudantes Jordy Adan, Renata Silvério, Christhian Gruhn e Cássio Vinicius. O jogo foi desenvolvido e distribuído durante o curso de Tecnologia em Jogos Digitais.

Na mídia:

Evento de Jogos Digitais expõe games de alunos (CT Positivo)

Estudos:

 Concepção de personagem e animação (Artstation)

Seleções:

– Mostra de Artes do SBGames 2018 – Seleção na categoria Concept Art, “Personagem de Sórtia”

Lançamento

Jogo não lançado

Plataformas

PC

Gênero

Puzzle 3D

Engine

Unity

Tempo de desenvolvimento

Aproximadamente 2 meses

Tamanho do time

4 pessoas

Papéis no Projeto

– Game design em equipe
– Redação da narrativa
– Direção de arte
– Criação, modelagem low-poly e animação do personagem
– Criação de FX com partículas estilizadas
– Animação de cutscenes
– Composição da música principal (com 2 variações)
– Estruturação e análise dos dados de gameplay (playtest)
– Divulgação do projeto

Sobre o Desenvolvimento

O jogo Sórtia foi desenvolvido como um dos trabalhos acadêmicos do curso de tecnologia em Jogos Digitais na Universidade Positivo, no início do contato com o ambiente 3D. E teve como temática de desenvolvimento o “chiaroscuro”.

O conceito do projeto foi desenvolvido tendo em vista o escopo de cerca de 2 meses de desenvolvimento e os elementos limitantes que faziam parte do briefing do projeto: ser desenvolvido na Unity, ter a ambientação 3D e apresentar alguma ligação com o tema.

Inicialmente foram desenvolvidos alguns pequenos protótipos de validação de conceitos que tratavam de pequenos mundos procedurais, que embora fossem interessantes não tinham o apelo esperado pelo grupo de desenvolvimento. Outro protótipo buscou a utilização de modelos texturizados com técnicas de hand painted, que não acrescentou nada à experiência que buscávamos.

Em determinado momento fizemos uma releitura da direção de arte, criando alguns novos protótipos apenas para a validação artística do projeto, buscando as representações de luzes e sombras, inclusive testando a ambientação com uma implementação rápida de um ambiente em VR apenas para entender o que estávamos construindo.

Foi aí que encontramos a mecânica que faltava para o projeto: a interação com a luz. E algumas das muitas variações que este fundamento pode apresentar.

Assim nasceu o protótipo que se transformou na demonstração de Sórtia, que tem como loop de jogabilidade a interação de elementos de luz para a resolução de puzzles e a liberação da progressão em fases.

Embora não tenha sido lançado como um produto, o projeto serviu para a criação de um jogo experimental que agregou conhecimento e principalmente feeling nas decisões de arte.

Capítulo 1 - A Mensagem

 

Fazia tanto tempo desde a última Mensagem… Pensando bem, acho que foi a única Mensagem. Ninguém havia me ensinado como realizar esse trabalho, ninguém me perguntou se eu aceitaria fazê-lo, disseram “siga o coelho branco, vai ser divertido”, quer saber de uma coisa… Mentiram!

O trabalho não era difícil, mas durante muito tempo, estou aqui, cuidando desse lugar. Um lugar, que aprendi a chamar de lar. E, não falo só da minha casa, eu preciso simplesmente cuidar de todo um planeta. Houve tempos ruins, mas geralmente, são seguidos de longos períodos de sossego, quando cuido dos arredores de um lugar que decidi chamar de Ponte.

A Ponte era o lugar onde recebi a mensagem, quando acordei neste planeta. Alguém, com certeza, viveu aqui antes de mim, e provavelmente fez a mesma coisa que eu tenho feito, manter a Estabilidade. Parece fácil, não é? “Mantenha as coisas em seus lugares”, dizia, mas claro, ninguém me falou o que eu precisaria fazer.

Porém, hoje, uma nova Mensagem chegou… A terra tremeu, e de algum lugar, uma escuridão se propagou.

 

Versão de demonstração disponível para Windows